terça-feira, 4 de junho de 2013

Benefícios do Aspargo



Na minha nova dieta, meu nutri colocou um novo alimento que nunca tinha provado, apesar de ver no prato de várias pessoas que levam uma vida saudável. Então, lá fui eu provar essa "novidade", o aspargo! Procurei saber um pouco sore valor nutricional, benefícios e como "cuidar" dos aspargos.
O sabor é muito bom, estou adorando e a cada dia tem uma receita nova lá em casa!

O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais: Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena. Tem um sabor delicado, poucas calorias, além de ter propriedades diuréticas.

Como comprar
Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os aspargos de talos finos são mais saborosos.

Como armazenar
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias. Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e comer logo.

Como preparar
Cortar as partes mais claras e duras do aspargo (todos devem ficar do mesmo tamanho), amarrar suavemente em maços e colocar para cozinhar em uma panela estreita e alta. As pontas macias devem ficar fora da água, porém cobertas com papel alumínio fechando toda a boca da panela. Assim as pontas vão ser cozidas no vapor. Este cozimento leva cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da espessura dos aspargos.Os talos dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.

Curiosidades
- A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos.
- O aspargo pode provocar um odor característico na urina da pessoa que os consumiu, sem nenhuma consequência nociva. As substâncias que provocam odor não existem originalmente no vegetal: são um resultado do metabolismo de um de seus componentes, que contem enxofre. Todas as produzem esses metabólitos e têm o cheiro da urina afetado. Curiosamente, nem todas as pessoas conseguem perceber o odor — cerca de 60% das pessoas são insensíveis a ele.

Receitinha: Aspargo no Vapor
Os aspargos frescos são geralmente cozidos no vapor ou fervidos em água, porém seu sabor é tão delicado que é melhor que sejam cozidos para menos do que para mais. Use-os por si só ou servidos como parte de uma salada, preservados para dias de inverno, em sopas, refogados ou fritos rapidamente, em quiches e guisados.
Ingredientes
1 colher (chá) de azeite
Sal a gosto
3 xícaras (760 ml) de água
1 maço de aspargo

Modo de preparo
Preparo:5mins  ›  Cozimento: 10mins  ›  Pronto em:15mins
Na parte de baixo de uma panela de cozimento a vapor, ponha a água, o sal e azeite. Leve a panela ao fogo para a água ferver.
Corte as partes secas dos talos dos aspargos. Se os aspargos forem muito grossos, use um descascador de legumes para tirar um pouco da fibra. Coloque os aspargos na cesta de cozimento a vapor. Cozinhe os aspargos no vapor durante 5 a 10 minutos, dependendo da espessura deles, ou até que estejam macios.


Acompanhado de salmão fica uma deliiiicia!!!!

Um comentário: